Porque é que queres Liberdade Financeira?

A pergunta mais importante que podes fazer a ti mesmo é porque é que queres liberdade financeira.

Porque é que quero Liberdade Financeira? Antes de tudo, tenta pensar na pergunta com o máximo detalhe possível. Faz um esforço para saber a resposta correta. Isto não é um exercício de 30 segundos para esquecer após 5 minutos. Escreve e expande. Traz as tuas ideias para a frente. Já escreveste? Ótimo. Guarda o papel. Por fim, lê sempre que necessário. Sempre que for necessária uma lembrança do porquê dos teus sacrifícios. Do mesmo modo, lê também para focar no futuro. Em último lugar, tens que lembrar de uma coisa. Isto vai ser um caminho longo. Se alguma coisa não for de acordo com o plano, faz “reset” e reflete no que correu mal.

Seja como for muitas pessoas querem seguir o Movimento Fire, eu incluído.

Porque é que eu quero liberdade financeira

O meu caso para liberdade financeira é simples. Aliás, são duas razões simples. Não querer viver salário após salário e querer aproveitar o meu tempo limitado.

caminho liberdade financeira

Falando sobre a minha infância, eu nunca passei fome e sempre tive um telhado por cima da cabeça. Por isso estou grato. Ainda assim vi as dificuldades dos meus pais a viverem salário após salário. Isto não é algo que eu queira. Portanto eu dou ênfase em investimentos e encontrar maneiras alternativas de ganhar dinheiro (em específico, passivamente). Acima de tudo, não quero trabalhar ativamente para o resto da minha vida.

Não querer viver salário após salário e evitar constrangimentos financeiros para mim é razão suficiente para seguir com Liberdade Financeira. Eu não quero ter estas preocupações. Da mesma forma, não quero causar estes problemas, intencional ou não, a alguém que dependa de mim. Sem dúvida que a adversidade constrói caracter e incute um sentido de responsabilidade nas pessoas. Ninguém tira isso. Em contraste, uma pessoa voluntariamente enfrentar os desafios é preferível. Enfrentar desafios voluntariamente traz oportunidades de crescimento e uma perspetiva diferente.

Acerca do tempo, é algo limitado. Ninguém à beira da morte pensa: “Devia ter trabalhado mais”. Maioria pensa sempre em: Sonhos, Família e Amigos. O que é comum aos três? Ter mais tempo. Dinheiro posso sempre ganhar, um segundo de volta não.

O teu caminho

Uma vez que nós somos pessoas diferentes, os meus objetivos não são os teus objetivos. Eu posso querer arranjar mais tempo e focar em projetos pessoais. Tu podes querer não trabalhar para o resto da vida. Talvez queiras um Lamborghini. Cada um de nós tem que começar de algum lado. O que tu apontas determina o que vês.

Se queres chegar a liberdade financeira, mas não sabes o porquê, tenho uma sugestão. Escreve a tua vida ideal daqui a 5 anos, se tomares todos os passos corretos e conseguires todos os teus objetivos. Em contrapartida, faz também a tua vida miserável se deixares todas as tuas fraquezas levarem o melhor de ti.

Esta redação traz um plano para o que a tua vida pode ser, ou não. Desse modo, cria um guia para as tuas decisões futuras e como a liberdade financeira pode ajudar na mesma. Na minha redação, algo que me trouxe preocupação foi na minha vida miserável se tivesse que viver salário após salário, sem objetivos e aborrecido da minha mente num trabalho expediente.

Conclusão

Mais uma vez, este artigo refere-se ao porque é que TU queres isto. A verdade é que quando começas a implementar bons hábitos, os teus planos mudam. Nesse sentido, o meu orientador de tese sempre me disse: “Plans are worthless but planning is everything”. O amanhã é uma incógnita. Ainda assim, um idiota com um plano supera um gênio sem um.

Em suma, tu (e apenas tu) és o responsável pela tua vida. Começa hoje e toma controlo sobre o teu futuro. Se quiseres algumas sugestões de como começar, deixo as seguintes publicações:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *